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segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Estratégias para aumentar as visitas do seu site

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 Preocupar-se com o design da loja e ter um checkout simples são fatores importantes para que qualquer lojista online gere vendas. Contudo, essas medidas serão pouco efetivas se as pessoas simplesmente não conseguirem chegar ao seu site. Como fazer a loja gerar movimento é um assunto que preocupa o pequeno lojista recém-chegado ao e-commerce (e também os mais experientes). Pensando nisso, lançamos 12 dicas que poderão te ajudar a gerar tráfego para sua loja online ou site, e, consequentemente, aumentar a possibilidade de realizar mais vendas.
Para simplificar, separaremos as estratégias entre pagas e gratuitas. Tenha em mente que utilizar uma das estratégias não exclui diretamente a possibilidade de utilizar as outras, ou seja, as chances de gerar mais visitas para sua loja online aumentam à medida em que você escolher algumas dentre elas (ou todas) e implementá-las atentamente.

Estratégias Gratuitas


Em geral, as estratégias gratuitas são as mais desejáveis (por um motivo muito particular a todos nós: a economia!), entretanto, podem levar mais tempo para que possamos vislumbrar os primeiros resultados efetivos. É interessante que você pense nelas em longo prazo: trabalhar duro hoje para colher os frutos no futuro.

Otimizar seu site para os motores de busca (SEO)


Esse é o famoso SEO (do inglês, Search Engine Optimization), que nada mais é do que um conjunto de medidas a serem implementadas para que o seu site possa se posicionar melhor nos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo, gerando assim um maior tráfego ao seu site.
Uma estratégia de SEO bem implementada aproxima cada vez mais o conteúdo do seu website com a busca feita pelo usuário naquela temática. Assim, se você vende brinquedos artesanais é importante que o tráfego provenha de pessoas que buscam comprar brinquedos artesanais, não de pessoas que buscam dicas de como fazer um brinquedo artesanal, por exemplo.
O primeiro passo vem de uma pesquisa detalhada. Desta maneira, você ganha afinidade com as palavras-chave que se relacionam ao seu negócio e buscará agregar aquelas palavras que:
  • Tenham um grande volume de pesquisas (ou seja, que as pessoas busquem por essas palavras);
  • Tenham baixa concorrência (palavras menos concorridas tendem a qualificá-lo melhor nos buscadores)
  • Sejam embasadas pelo seu conteúdo (palavras-chave relevantes para o seu site).
Atualmente, a ferramenta mais utilizada para realizar a pesquisa de palavras-chave  é o Planejador de Palavras-chave, que é gratuito e está disponível para usuários do Google Adwords.
Lembre-se que cada página do seu site deve possuir um HTML title e uma metatag única para descrever conteúdo dessa página.
Uma vez que o seu site esteja pronto, não espere! Envie diretamente o seu site para o Google.

Crie um blog e publique com frequência


Criar um blog é uma ótima maneira de gerar tráfego. Através dele, você está oferecendo mais um canal para interagir com seus usuários e ainda pode ampliar o número de visitantes (novos e antigos) ao compartilhar os conteúdos nas redes sociais. De quebra, o blog ajudará sua marca a aparecer com mais destaque nos mecanismos de busca.
Quando o blog estiver criado, no entanto, não basta apenas publicar produtos, novidades e ofertas da empresa. O mais importante é criar conteúdo relevante à sua audiência e que interesse ao público da sua marca.
Um erro que pode ser comum é copiar conteúdo de sites de terceiros. Evite ao máximo fazer isso. Um post único maximiza o impacto da marca e aumenta as chances de compartilhamento, além de não correr o risco de ser penalizado pelos motores de busca pelo motivo de ter conteúdo duplicado.
Ao escrever um novo texto, fique atento em posicioná-lo com as melhores palavras-chave possíveis (utilize as práticas de SEO neste caso!).
Também possibilite que os visitantes possam assinar para receber novos posts via Newsletter (e-mail) ou RSS, transformando leitores ocasionais em fiéis seguidoresPara isso você pode utilizar o FeedBurner, ferramenta gratuita do Google que permite que você otimize e divulgue o RSS do seu site ou blog e gere novos inscritos por e-mail

Realize posts como convidado em um outro blog


Quando você abre um blog e publica com frequência, é natural que comece a conhecer outros blogueiros com quem você compartilha afinidade de conteúdo ou temática. Ao realizar um post como convidado, você pode escrever uma breve biografia e colocar um link para o seu site.
Agregando este link para o seu blog, você terá a possibilidade de ganhar mais visitas e se posicionar melhor nos buscadores.

Aproveite o poder das mídias sociais


Lembre-se de criar uma conta para o Facebook, Twitter, Google + e Pinterest e assim posicionar a sua marca em distintos canais.
Assim como para o blog, é importante que você também crie conteúdo relevante nas redes sociais. Ocasionalmente, seus usuários poderão utilizar esses meios para reclamar de alguma coisa, portanto, é fundamental que você esteja preparado para gestionar também as queixas feitas através das mídias sociais.
Sempre que você divulgar um produto, lembre-se de compartilhar o link para ele na sua loja online. Isso ajudará a gerar tráfego onde é mais importante: na página de compra para o seu produto.
A facilidade para compartilhar os posts do seu site e blog deve sempre ser pensada. Desta forma, os usuários que acharem seus textos interessantes poderão recomendá-los. A maneira mais simples de fazer isso é adicionar ao seu blog ou site botões de compartilhamento das redes sociais, como o Curtir, o Retweet  o +1 e também o Pin it.
Caso você utilize a Nuvem Shop, esses botões já vêm embutidos em todas as páginas dos produtos.

Crie uma Conta no Pinterest


Como mencionado no item anterior, todas as redes sociais podem te ajudar a gerar tráfego para a sua loja online ou site. Entretanto, diversos profissionais da área enfatizam a boa oportunidade de aumentar a visibilidade do seu site nos buscadores utilizando estratégias a partir da rede social Pinterest.
Quando realizar um perfil para a sua marca, procure caprichar ao descrever os distintos painéis e pense sempre em termos e palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Sempre que um usuário do Pinterest clicar no botão de Pin it inserido dentro do seu produto, página do site ou blogpost, será criado um link compartilhado (no popular,backlinks) para essa página. Isso é utilizado pelos motores de busca como Google e Bing para determinar a relevância do conteúdo e, de acordo com isso, melhorar ou não o posicionamento da página dentro dos buscadores. Portanto, é muito importante criar conteúdo novo e de qualidade para as redes sociais, caprichando nas fotos que postar em sua loja ou site.
Atualmente, o Bing já utiliza as imagens do Pinterest dentro das páginas de busca por imagens, algo que seguramente será seguido pelo Google. Trata-se de uma ótima oportunidade de aparecer nos primeiros posicionamentos na página de buscas por imagens!

Adicione o seu site em diretórios ou páginas de classificados


Os sites de diretórios e classificados costumam ter um bom posicionamento na rede de busca e podem te ajudar a gerar visitas para a sua loja.
Você pode publicar o seu site de forma gratuita em sites como alaMaulaOLX e QueBarato. Nunca se esqueça de fazê-lo!

Inclua a URL do seu site na assinatura do e-mail


Também é possível gerar tráfego a partir dos e-mails que você envia, tanto pessoal como profissional, ao colocar no final do e-mail uma assinatura com a URL da sua loja online ou site.
Ter uma assinatura é possível na maior parte dos serviços de e-mail, como Google Apps e Outlook.com

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